Vietnã: porque o cruzeiro na Baía de Halong é imperdível

O Vietnã é um destino muito surpreendente. Você nunca imaginaria as paisagens impressionantes que se encontram por lá até de fato pisar em terras vietnamitas. Mas, apesar do destino ter muitos atrativos, há um que se destaca: o cruzeiro na Baía de Halong.

Também conhecida por Halong Bay, é um dos lugares mais lindos do país – senão o mais.

Trata-se de uma baía com milhares de rochas calcárias que parecem flutuar no mar azul brilhante, formando um labirinto natural.

Sobre Halong Bay

Halong Bay, que significa “baía onde o dragão desceu”, é um arquipélago com cerca de 1500 ilhotas de calcário, cobertas por vegetação, espalhadas por algo como 120km de costa.

A maior parte delas não é habitada e não sofreu intervenção humana. E, para incentivar a preservação ambiental, o local se tornou Patrimônio Mundial da Unesco, em 1993. 

Segundo a lenda local, para proteger o Vietnã da invasão dos chineses, os moradores rezaram e os deuses enviaram uma família de dragões para proteger a região. Os dragões jogaram pedras de jade no mar. Essas pedras se transformaram em ilhas, formando uma barreira contra os invasores.

A lenda pode variar um pouco dependendo de quem conta, mas os vietnamitas da região terão orgulho de contar essa história. 

Ilhotas de calcário

Como chegar em Halong Bay

Antes de mais nada, a melhor forma de chegar a Halong Bay é partindo da capital do Vietnã, Hanói. A cidade fica a cerca de 160 km da Halong Bay, cerca de 3 horas e meia de viagem. 

Confira também: 5 dicas para quem quer conhecer a região da Indochina.

Cruzeiro na Baía de Halong

O melhor jeito de conhecer a baía é fazendo um cruzeiro de, pelo menos, dois dias e uma noite em um tradicional navio vietnamita/chinês, conhecido como Junks. Assim, você tem os dias para aproveitar os encantos do lugar e ainda tem a experiência fantástica de passar a noite nesse cenário mágico, enquanto ouve o bater das ondas calmas e olha para as estrelas.

Navios vietnamitas

Principais atrações em Halong Bay

Tuan Chau Island

Normalmente, é de onde partem os barcos. A Tuan Chau é uma ilha bem estruturada, com hotéis e opções de entretenimento. É perfeita para o lazer e esportes como o jet ski, canoagem, pesca, escalada, entre outros. 

Luon Cave

A parada em Luon Cave é, certamente, um dos momentos mais aguardados por ser uma beleza de outro mundo. Você pode, por exemplo, andar de caiaque por dentro da caverna, que parece com um túnel bem largo e baixo e atravessa uma das ilhas de Halong Bay.

Luon Cave

Ti Top Beach

É aqui que você terá a melhor visão de Halong Bay. O mirante tem uma visão extraordinária da baía. Mas, se prepare, pois são muitos degraus. Porém, a panorâmica da paisagem é realmente imperdível, então, se você puder, suba. E quando descer, relaxe e curta a praia enquanto espera a volta pro barco.

Luon Bo area

Em meio a Halong Bay, a área de Luon Bo é onde o navio ancora para passar a noite. Nesse período, você pode descansar, tirar fotos e quem sabe tomar uma das cervejas locais, a Bia Ha Long, enquanto aprecia um momento de silêncio absoluto em uma paisagem incrivelmente única.

A cerveja local

Só isso, já é justificativa o suficiente do porquê Halong Bay é parada obrigatória a quem vai ao país.

Se você está pensando em viajar para a região, confira também: 5 atrações imperdíveis na região da Indochina.

Pronto para conhecer o Vietnã?

Conte com a gente aqui da Mala e Cuia. Acesse agora mesmo o nosso pacote de viagem para o Vietnã, Camboja e Tailândia e confira o roteiro completo!


Vietnã, Camboja e Tailândia

Confira todos os detalhes do pacote (valores, datas, hotéis, serviços, etc)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *