Na hora de começar a planejar uma viagem para outro país, muitos aspectos tem de ser levados em conta e um dos principais é a respeito do seguro viagem internacional. Este garante uma viagem mais tranquila e com suporte em diversas situações que podem atrapalhar seu bem estar enquanto você está fora do país.
Para entender melhor a importância de contar com um seguro para viagem internacional, apresentamos alguns pontos que você deve considerar antes de optar ou não por contratar o seu.
O que é o seguro viagem internacional?
O seguro viagem é a garantia de indenização e cobertura para situações inusitadas, como acidentes, doenças e até casos de morte durante a viagem. Sua cobertura é válida dentro das regras incluídas no contrato, pelo período de tempo estipulado, porém válido somente a partir da chegada no país de destino.
Quanto custa um seguro de viagem internacional?
O custo de um seguro para viagens internacionais é variável, podendo oscilar de 70 a 600 reais, por exemplo. Antes de definir o valor é preciso saber o que ele vai cobrir, qual a duração da viagem, a idade do viajante e qual a seguradora escolhida.
Para o caso da cobertura, é preciso ficar atento se existe um pré-requisito de cobertura mínima do seguro viagem para a região/país de destino, o que pode influenciar diretamente no valor, mesmo com planos mais simples. A duração da viagem também influencia no valor, assim, quanto mais tempo fora, mais caro o seguro.
Em relação a idade, algumas seguradoras mantém o mesmo valor independente da faixa etária, porém muitas costumam cobrar mais caro de pessoas acima de 60 anos. É importante lembrar que cada seguradora tem suas políticas e preços, sendo necessário pesquisar bem a que se encaixa melhor aos seus planos de viagem.
Riscos de viajar sem o seguro viagem internacional
O seguro viagem internacional é opcional, e assim, não é obrigatório que seja contratado toda vez que você for sair do país. Entretanto, viajar sem ele é estar suscetível a alguns riscos, como:
- Não conseguir entrar no país de destino caso essa seja uma exigência, como é o caso dos países europeus;
- Sofrer um acidente em uma atividade turística e precisar ser hospitalizado durante a sua viagem;
- Precisar regressar antecipadamente de sua viagem devido à morte de algum parente em primeiro grau;
- Perder sua bagagem durante um voo;
- Ter uma intoxicação alimentar devido alimentos contaminados e precisar de assistência médica emergencial privada;
- Ter seu voo atrasado;
- Entre muitas outras eventualidades que podem ocorrer no período em que estiver fora.
Com um seguro viagem previamente contratado, você pode aproveitar a viagem mais tranquilamente, sem se preocupar com gastos exorbitantes em caso de qualquer uma das situações citadas, por exemplo.
Como escolher o melhor seguro viagem?
Para escolher o melhor seguro viagem, é importante pesquisar mais de uma seguradora, verificando qual oferece o melhor serviço de acordo com as suas necessidades. A maioria das agências de viagem, como a nossa (Mala e Cuia) já indicam seguradoras conhecidas pela empresa, com planos que combinam com o roteiro que será escolhido.
Confira algumas dicas para fazer o seu seguro viagem!
Viaje com segurança com a Mala e Cuia!
Agora que você já sabe a importância de contar com um seguro viagem internacional, já pode começar a planejar o seu roteiro mais tranquilamente. Caso tenha alguma dúvida a respeito do seguro, entre em contato com a gente que podemos ajudar!