York, na Inglaterra: as 5 melhores coisas para se fazer por lá!

York, na Inglaterra é uma cidade medieval que você não pode deixar de conhecer se estiver pensando em viajar para o Reino Unido. A cidade fica ao Nordeste, no condado North Yorkshire.

Mas o mais interessante sobre ela é que ela foi fundada pelo Império Romano em tempos de Cristo, dominada pelos Vikings no século IX e um dos centros da Guerra das Rosas no século XV, fazendo de York historicamente a cidade mais importante do norte do país.

Além disso, outra coisa que se destaca é que toda sua circunferência é murada!

São inúmeros os prédios históricos e suas ruas abrigam belezas arquitetônias de chamar atenção como, por exemplo, a enorme catedral medieval da cidade.

À propósito, a cidade faz parte do roteiro Inglaterra e Escócia com Highlands. Com certeza, o que você vai trazer na bagagem ao conhecer York e sua fantástica história é incalculável!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mala & Cuia | Viagens Especiais (@malaecuiaoperadora)

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre as 5 melhores atrações por lá?

1 – Catedral de York

Para chegar a catedral, é só seguir as muralhas. No caminho, você vai notar vitrines com bolos maravilhosos e outros doces. É que as confeitarias são o negócio da cidade! Dê mais alguns passos e você vai enxergar a Catedral de York, uma das mais altas da Europa.

Ela foi construída em cima de um antigo forte romano de mais de 2000 anos. No subsolo, você encontra uma exposição muito esclarecedora sobre a história desta imensa catedral e também de York.

Se impressione com a fonte romana conservada da época e outros objetos muito antigos, como o mural original de 1600 anos atrás e o livro de mais de 1000 anos, escrito por monges anglosaxões, que conta a história de Jesus.

Por último, se puder, suba até o alto da catedral, pois esse é o ponto mais alto da cidade. Porém, leve em conta que o topo tem acesso somente por escadaria: são 275 degraus, que seguem por dentro da antiga torre. Os tours ao topo são pagos a parte e com horários marcados. Do alto, uma vista de 360 graus a céu aberto mostra toda York.

2 – Shambles, a rua do Harry Potter

Esta é a rua que inspirou o cenário do Beco Diagonal, área de compras para bruxos da saga Harry Potter! Se você já viu o filme, The Shambles vai fazer você sentir que está dentro do cenário, sem tirar nem pôr.

As casas são bem antigas, datadas de 1350 a 1475. As construções são tortas, dando todo um ar de surrealismo. Explore cada uma das lojas se tiver tempo, pois todas são surpreendentes! Na Potions Cauldron, por exemplo, o clima é super mágico. O atendente, de jaleco branco e jeito de cientista, fica atrás do balcão vendendo os itens das estantes como, por exemplo, a poção da invisibilidade, o shot of magic, o bath explosion portion e o basilik blood. Os itens de bruxaria são, na verdade, sabonetes, espumas de banho, hidratantes, limonadas, cafés e bebidas alcóolicas!

a loja mais disputada da Shambles é, com certeza, a The Shop That Must Not Be Named. O nome já é ótimo, mas a qualidade é mais ainda! Vende tudo o que os fãs de Harry Potter esperam: de canecas de cada escola a bolas de quadribol, figurinos e varinhas mágicas. E é coisa séria. Os atendentes desta loja ficam a postos para explicar a diferença entre as varinhas e qual é a melhor para cada cliente.

3 – York’s Chocolate Story

Depois que você curtir bastante a Shambles, você vai se deparar com a rua da York’s Chocolate Story. Esta loja conta a história do chocolate em York e tem um tour guiado. Como mencionado antes, os doces são um dos maiores negócios de York e, por isso, o chocolate carrega bastante da história da economia local! 

Só para exemplificar: enquanto as cidades do norte da Inglaterra tinham uma economia baseada na lã, no algodão e no ferro, York fez história com o chocolate, especialmente por conta da Rowntree’s, fábrica que começou em 1881e hoje faz parte da Nestlé. O motivo? Você pode nunca ter ouvido falar dela, mas com certeza conhece o Kit Kat, o chocolate da Rowntree’s! Hoje em dia, são 3,5 milhões de Kit Kats produzidos por dia em York.

Você também vai aprender a forma certa de degustar um bom chocolate, além de brincar em uma simulação digital de fábrica de chocolate em que cada visitante é responsável por uma parte do processo. O tour termina com a produção de um chocolate personalizado!

4 – York Museum Gardens e St. Mary’s Abbey

Os Jardins do Museu de York são jardins botânicos que ficam bem no centro da cidade, junto ao rio Ouse. Além de lindo e ótimo para um passeio ao ar livre, tem muitos edifícios históricos nestes jardins!

Destacamos a área que funcionava a maior e mais rica abadia católica da Inglaterra, a Abadia de Santa Maria. Datada da Idade Média, ela foi destruída e hoje restam suas impressionantes ruínas.

Além das ruínas da Abadia, existem outras atrações e edifícios importantes no local. Com tempo, vale a pena dar uma passada no Museu de Yorkshire, no Hospitium e observar as paredes históricas das antigas construções.

Os jardins foram projetados no estilo paisagista e contém uma variada flora nativa, além de muitas espécies de pássaros.

Sempre tem alguma coisa acontecendo por lá, como performances ao ar livre, teatro e atividades festivais. Vale ressaltar que a entrada no local é gratuita!

5 – York Castle Museum e Clifford Tower

A Clifford Tower foi o que restou do Castelo de York, que foi praticamente todo destruído. Trata-se da torre de observação do castelo, onde se avistava inimigos chegando e que também funcionava como uma prisão.

Você pode subir até o topo e ter uma visão panorâmica da cidade.

Aproveite e conheça o Museu do Castelo de York, que fica onde era o Castelo de York. É um museu muito completo e recomendado, contendo coleções incrivelmente ricas. Nele, há cômodos reconstruídos e até mesmo uma rua da era vitoriana completa, em que você pode passear, visitar lojas e se sentir na antiga York!

Dica bônus: os doces locais

Como falamos anteriormente, York é conhecida por suas confeitarias. Por isso, não deixe de provar algumas delícias que saltarem aos olhos ao caminhar pela cidade. Além de vender as maravilhosas iguarias, as padarias e confeitarias de York também são muito charmosas. Como sugestão, visite Gatehouse Coffee, The Cornish Bakery, Florian Poirot ou Bluebird Bakery, todos muito bem recomendados.

Partiu Inglaterra e Escócia?

Gostou do conteúdo sobre York, na Inglaterra? Saiba mais sobre a viagem incrível que vai te levar para lá e para outros lugares imperdíveis no Reino Unido:

Inglaterra e Escócia com Highlands

Confira todos os detalhes do pacote (valores, datas, hotéis, serviços, etc)

,

Deixe uma resposta