O que tem de melhor para conhecer no Sul da Itália?

A Itália é um dos países mais visitados no mundo e é muito fácil entender o motivo:  o país possui belas e pitorescas cidades medievais e incríveis paisagens, pontos turísticos de tirar o fôlego com suas histórias espetaculares e uma excelente gastronomia, com muita história e tradições e conhecida no mundo inteiro.    

Mas é o Sul da Itália, a antiga Magna Grécia, que conquista os turistas por suas características impressionantes. Se você está interessado nessa região, nós da Mala & Cuia vamos falar de alguns locais que você não pode deixar de conhecer.

Quer saber mais? Então, confira!

Costa Almafitana

O que há de melhor para conhecer na bela costa Almafitana são as cidades Positano e Amalfi. Portanto, vamos falar delas agora:

Amalfi

É uma cidadezinha encantadora, sendo assim perfeita para conhecer a pé. Como opção de passeio pelo centro histórico há a animada Piazza Duomo, uma praça com feirinhas para compras e uma catedral muito requisitada por turistas.

A incrível Amalfi, na Costa Almafitana.

Ao lado esquerdo do pórtico, há o maravilhoso Chiosto del Paradiso: todo construído no estilo oriental com arcos e colunas duplas, qualquer viajante aprecia conhecer mais desse lugar tranquilo e harmonioso!

Positano

É uma aldeia linda numa encosta na Costa Amalfitana. Sendo um destino de férias muito famoso, tem, portanto, resorts de luxo na beira das incríveis praias! Além disso, suas ruas íngremes e estreitas são repletas de boutiques e cafés. Sem falar na paisagem paradisíaca desse local verdadeiramente único!

Praia com guarda-sóis de resort da região, em Positano.

Calábria

Essa região muito procurada no sul da Itália tem muitos lugares lindos para se visitar, mas separamos dois deles que são imperdíveis!

Reggio Calabria

Reggio Calabria é uma cidade de clima ameno no inverno e quente no verão, assim, torna a cidade bem agradável e é muito parecido com o nosso clima brasileiro. Ela se encontra na ponta sul da Itália e tem vista para o Stretto di Messina, o pedaço de mar que divide a Sicília da península e onde pode ser feita uma travessia de barco que leva aproximadamente 20 minutos.

A cidade tem estrutura para turismo, lindas praias frequentadas quase todo o ano e uma vida noturna muito ativa, especialmente no verão. Considerado o km mais bonito da Itália, o calçadão beira-mar, lungomare Gabriel D’Annunzio, é cheio de bares, quisques e lugares para dançar e se divertir até tarde!

Certamente, você não pode deixar de conhecer esse local!

O calçadão beira-mar de Reggio Calabria iluminado à noite.

Culturalmente, Reggio Calabria é uma cidade muito importante, pois a palavra ”Itália” nasceu daqui, do nome do rei Italo.

Já o símbolo da cidade são 2 estátuas de bronze, Bronzi di Riace, que se encontram no Museu da Magna Grécia e representam 2 guerreiros encontrados no fundo do mar, mais de 50 anos atrás.

As estátuas mais famosas da região.

Por fim, Scilla é um bairro da região que vale a pena a visita, pois tem um castelo super bonito no final da praia!

Visão aérea do castelo em Scilla.

Capo Vaticano

Capo Vaticano é um verdadeiro paraíso no Mediterrâneo com vista para a costa calabresa do Tirreno, mar cristalino e paisagens maravilhosas.

Além disso, é considerada uma das praias mais lindas de toda a Itália!

Capo Vaticano tem uma beleza surreal.

Por lá, existem pequenas ilhas com acesso pelo mar ou por caminhos de pedra. Sua praia é de areias brancas e finas e os mares brincam entre o verde-água e o azul-marinho. Certamente, é um espetáculo a ser visto!

Matera

Localizada na região da Basilicata, Matera é uma das cidades mais antigas do mundo e é uma aula completa de História Antiga! Estabelecida desde a Antiguidade, suas ruas são estreitas e lembram labirintos.

A dica de visitação de Matera são as igrejas bizantinas, perfeitas como obras de arte e esculpidas em relevo. É através delas que conhecemos mais sobre os tempos antigos da Itália.

Falando sobre a região, Matera é um cânion, formado por ação da erosão, e fica no centro da Comuna, o que proporciona uma experiência de visita muito marcante.

Paisagem de Matera na região Sul da Itália.
Matera é uma das cidades mais antigas do mundo.

Pompéia

É impossível ir para o sul da Itália e não visitar Pompéia! Desde a erupção do vulcão Vesúvio, em 79 d.C, a cidade passou a ser lembrada como uma das maiores tragédias naturais da Antiguidade e transformada em um sítio arqueológico.

Por lá você vai encontrar uma cidade conservada, por causa da poeira e o enxofre relacionados ao acidente geológico, o que permite aos turistas uma ideia exata do acontecimento. Por sua importância histórica, Pompéia foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Pompeia foi destruída por uma erupção vulcânica.

Puglia

Se você deseja conhecer o Sul da Itália, não pode deixar a região de Puglia de lado, especialmente estes dois lugares:

Ostuni

Reserve em seu roteiro um momento para apreciar a cidade branca! Ostuni está localizada em uma colina com vilarejo todo branco histórico. São várias pequenas casas de cal, feitas com a intenção de que, a cada janela, você consiga ver a magnitude azul do Adriático!

Ostuni e suas construções pintadas de branco.

Alberobello

Esse é um daqueles lugares que a gente sente que precisa ver ao vivo e a cores! Em Alberobello, as casas, chamadas de trulli, tem teto em forma de cone, são feitas de pedra e várias delas abrigam lojinhas e restaurantes bacanas.

A impressão é de visitar um cenário de filme com histórias de magos e fadas, mas a cidade realmente existe e é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

As lindas casinhas conhecidas como trullis.

Você também pode gostar dos 12 pontos turísticos da Itália para você conhecer!

Vamos conhecer o Sul da Itália?

A região Sul da Itália tem lugares incríveis a serem desbravados!

E então, quais cidades mais chamaram sua atenção? Não deixe de falar conosco para saber mais sobre o roteiro Sul da Itália Exclusive!


Sul da Itália Exclusive

Confira todos os detalhes do pacote (valores, datas, hotéis, serviços, etc).


Deixe uma resposta