Duas malas no detalhe e no fundo um avião na pista de voo

Viagem para a Europa: um guia rápido para planejar a sua

Antes que você possa conhecer Roma apreciando um gelato, viver experiências únicas em Berlim ou caminhar pelas lindas vielas de Viena, há uma importante lista de tarefas a ser cumprida. 

A logística envolvida em uma viagem para Europa pode ser exigente, mas quanto mais preparado você estiver, maiores são as chances de que sua experiência seja maravilhosa.

É por isso que é essencial pesquisar bastante e planejar com antecedência todos os detalhes da viagem. Veja abaixo alguns fatores que você deve considerar antes de embarcar:

Prepare a documentação 

O documento mais importante em uma viagem para Europa é o passaporte. Sem ele, você não poderá embarcar nem circular pelo continente.

Uma dica importante é verificar a data de expiração. Os países europeus exigem que o documento seja válido por no mínimo três meses após a data de retorno para o Brasil.

Se você ainda não tiver um passaporte, não deixe para a última hora! Entre agendamento, entrega da documentação e emissão, o processo pode levar mais de um mês.

Lembre-se também de separar a documentação para apresentar na imigração, como por exemplo passagem de volta, reserva em hotéis e comprovantes financeiros.

Estabeleça um orçamento

Ao planejar uma viagem para Europa, estabeleça um orçamento o mais cedo possível, mesmo antes de saber seu itinerário e as datas da viagem. 

Alguns destinos geralmente são mais baratos que outros, mas existem maneiras de economizar em qualquer lugar — por exemplo, planejando sua viagem com antecedência, escolhendo agências de confiança, indo para destinos menos turísticos, etc.

O fato é que, se você tiver um limite de gastos bem definido logo de início, terá mais clareza do que poderá fazer, evitando frustração e curtindo muito mais a viagem.

Escolha com calma os locais que vai visitar na Europa

Agora que você já sabe quanto pode gastar, é hora de definir para quais locais da Europa deseja ir.

Uma estratégia é escolher um destino específico que esteja na sua lista de locais imperdíveis para visitar e planejar seu roteiro com base nisso, incluindo cidades nos arredores. 

  • Por exemplo: quem planeja ir a Lisboa pode incluir uma parada na cidade ao lado, Sintra — é um local charmoso e que pode ser conhecido em apenas um dia.

Selecione o que levar na mala

Quando o assunto é o que levar em uma viagem para Europa, a frase “menos é mais” não é clichê. Você vai perceber que, quanto mais econômica for sua mala, melhor.

A maioria das companhias aéreas europeias permitem que você leve apenas uma bagagem de mão a bordo — itens despachados são cobrados, e as taxas podem ser bem caras.

Por isso, leve apenas o imprescindível. Selecione peças que combinem entre si para variar o look e não esqueça de itens importantes para o clima da estação — casaco grosso, botas e capa de chuva, por exemplo.

Não esqueça o seguro viagem

Imagina sofrer qualquer problema de saúde em sua viagem para Europa e ter que pagar mais de 100 euros em uma única consulta. Seria uma enorme chateação, não é?

A melhor maneira de evitar esse tipo de imprevisto é contratando um bom seguro viagem internacional. Quanto maior a cobertura, mais garantias você tem: custos de internação, assistência odontológica e farmacêutica e muito mais.

Alguns seguros também incluem assistência jurídica e reparação em caso de bagagem extraviada!

Conheça um pouco do idioma 

Se você imagina que é possível se virar bem com o inglês em qualquer parte do mundo, pode se surpreender ao enfrentar barreiras de comunicação em pleno continente europeu.

Isso porque, especialmente no interior de alguns países, muita gente fala bem pouco ou tem até certa resistência em aderir à língua inglesa.

Para fugir de apuros, a dica é conhecer um pouco do idioma e da cultura locais antes de embarcar.

Também é legal considerar a viagem em grupo, com guias turísticos para dar apoio total na viagem!

Considere contratar um pacote de viagem

É a sua primeira viagem para a Europa? Você tem preferência por um roteiro mais completo? Ou até mesmo se sinta mais tranquilo com o acompanhamento de um guia desde a saída do Brasil?

Então, pode contar com a ajuda da Mala e Cuia. Ao contratar um pacote de viagem, seu roteiro vem pronto, com itinerário, transportes, reservas, ingressos e refeições incluídos. Assim, você ganha em tempo e praticidade. 

Além disso, é uma opção que garante segurança e tranquilidade para viajar até mesmo a destinos menos convencionais, como os países da Europa Oriental.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente que podemos ajudar!

Boa viagem!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *